SOCIEDADE
EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA -SOCIESC
CURSO: LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MEDIADA
POR TECNOLOGIA
ACADÊMICAS: LÉIA COELHO AMORIM
KAMILA CRISTINA DE
FARIA
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GERAÇÕES: BABY BOOMERS, X, Y E Z
SER PROFESSOR NAS NOVAS GERAÇÕES
Sabe-se que a sociedade é formada por
pessoas diferentes e consequentemente gerações distintas. Atualmente podemos
observar pessoas das geraçãos baby boomers, X, Y e Z,
cada uma com suas características.
A primeira geração recebeu o nome de
geração baby boomers (1946 a 1964), que significa “Explosão de bebês”, essa
geração surgiu com o fim da segunda guerra mundial, seus principais ideais era
reconstruir o mundo, e uma das principais características da geração é o tempo
de permanência no mesmo trabalho, ou seja, os nascidos nessa época entravam
cedo no mercado de trabalho em uma empresa e nelas permaneciam pelo resto de
suas vidas, em torno de 30 à 40 anos, seu foco principal era o trabalho.
A geração seguinte a X (1965 à 1978) não apresenta
mudanças bruscas, pelo contrario segue na mesma linha dos baby boomers, afinal
esses em sua maioria são seus pais. Deles herdam as características do trabalho
onde permanecem também por um tempo considerável nas empresas em torno de 10 a
15 anos, porém visam à independência do dinheiro e lutam pela paz e liberdade.
Os Xs são marcados pelos movimentos hippies e pela revolução sexual.
A partir do ano de 1979 surge a geração Y que se
estendeu até 1992. Esse jovens que hoje tem idade entre 34 a 21 anos tem a sua
geração marcada pela revolução tecnológica, onde os principais assuntos são
globalização, multiculturas e diversidades. Diferente dos indivíduos da geração
X os Ys duram em sua maioria 8 anos em uma mesma empresa, mostrando-se sempre
muito impacientes e ansiosos por novos cargos, funções e até mesmo por
salários. A satisfação pessoal e profissional são características marcantes
nessa fase, os mesmo necessitam sempre de reconhecimento e elogios para
fortalecer o seu ego.
Atualmente por pessoas nascidas a
partir do ano de 1993, esses vem trazendo grande impacto nas relações com as
outras gerações, principalmente no que diz respeito às questões educacionais,
pois as crianças e jovens dessa época apresentam características diferentes,
demonstram grande afinidade com as novas tecnologias, estando sempre antenados
e conectados.
Alguns pesquisadores acreditam que essa
geração já chegou ao fim e que pela frente encontraremos a W e/ou Alpha, porém
essas são informações ainda não estão concretizadas.
Assim como na sociedade, nas escolas
também nos deparamos com um misto de gerações, neste caso entre professores e
alunos. Os professores podem ser das gerações: baby boomers, X e até Y, e os
alunos se tratando do ensino fundamental I e II são unicamente da geração Z.
Com essa considerável diferença de gerações ocorre
um choque entre os professores e alunos, um choque de informações e
conhecimentos. Os alunos de acordo com a sua geração conhecem e dominam muito
as tecnologias, estando a todo tempo antenados e conectados, com seus aparelhos
de ultima geração (Celulares, computadores, ipad's, iphone’s, mp4, mp5,
ipod’s...), já os professores na sua maioria encontram dificuldades em
acompanhá-los, dificuldade essa que acaba refletindo em sala de aula, pois o
planejamento e metodologia tradicional dos educadores passam a não atrair a
atenção dos educandos. Por isso os professores independente de sua geração
devem buscar além da formação continuada, atualizar-se com as novas tecnologias
de modo que essas sejam suas aliadas em sala de aula, alterando suas
metodologias e enriquecendo seus planejamentos, atraindo assim a atenção e
interesse dos alunos.
Léia
ResponderExcluirBom o seu post sobre as gerações. Agora é necessário atualizar seu blog com todas as tarefas que foram propostas!
Edla
ok prof
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